Vida acadêmica – 3 dias de orientação

A novidade que falei no post passado é que agora sou F1 também!!! Assim como o meu marido, agora sou estudante! Já falei em posts passados que não terminei a faculdade no Brasil e por isso resolvi tentar estudar aqui. Estou muuuito feliz que deu certo e minhas aulas começarão semana que vem!!!

Antes das aulas começarem tivemos 3 dias de orientação. Elas são muito esclarecedoras e é muito bom pra gente ir “se enturmando”. Durante os três dias passamos o dia inteiro na universidade e, por isso, tivemos café da manhã, lanche e almoço. Minhas expectativas foram superadas!!! Não vi ovo nenhum dia por lá! kkkkkk

A primeira coisa que fizemos quando chegamos foi tirar a foto para o cartão da universidade. AInda bem que minhas foto ficou boa. hahahahaha No nosso primeiro encontro recebemos a “visita” do reitor, que aproveitou pra falar da triste situação de Ferguson (fica ao lado da universidade) e nos tranquilizar sobre a segurança dentro do campus. Depois nos dividiram em pequenos grupos e para nos conhecermos melhor fizeram algumas brincadeiras. Em seguida, deixamos nossos documentos para eles checarem se estavam em ordem. O almoço foi “servido” e logo em seguida tivemos provas de inglês. Sou muito ruim em fazer redação em inglês, tô torcendo pra me colocarem numa turma de aulas de inglês com foco nisso. Durante o dia falei com poucas pessoas, mas já fiquei mais colega de uma chinesa e uma coreana.

No segundo dia cheguei mais cedo do que no primeiro e tive bastante tempo pro café da manhã. Frutas (por incrível que pareça) deliciosas e bagels fresquinhos!!! É só passar um creamcheese e fica delícia! O dia foi mais chato do que o primeiro porquê envolvia palestras sobre plano de saúde, segurança e bem estar (cuidado com as calorias!! kkkk), pagamentos, essas coisas… Também falaram como “fazer” amigos americanos mas de uma maneira divertida. Tivemos também uma atividade para aprendermos como lidar com as diferenças culturais. Preparam também várias palestras sobre tópicos úteis pra gente aqui nos EUA. Escolhi o ‘economizando dinheiro’ e ‘conseguindo um trabalho’. Achei que os dois valeram a pena, apesar de já saber algumas coisas que foram ditas no primeiro por causa do tempo que moro aqui. Na parte da tarde fizemos um tour pela universidade, andamos duas horas sem parar e mesmo assim não conhecemos tudo. Foi bem cansativo, mas pelo menos já sei onde fica o prédio do meu curso.

Durante o terceiro dia tivemos contato com os novos alunos americanos, inclusive com os pais deles. Achei muito interessante que vários pais estavam acompanhando seus filhos e tirando fotos de tudo. Também tivemos encontros com pessoas do nosso departamento, que nos explicaram um pouco de como funcionam as coisas por lá, estágios, fraternidades, etc. Achei o dia mais chato, mas não posso negar que foram bem úteis esses três dias. Ontem ainda tive que ir falar com minha orientadora para fechar meu horário do semestre. Aproveitei ontem também pra pegar a permissão pra estacionar. Por sinal, em várias universidades essa permissão é paga, já na minha conseguimos sem pagar nada a mais. Uma coisa bem interessante que achei foi poder usar o site da livraria da universidade pra pesquisar preços e livros e fazer minha lista por lá. Como as aulas começam semana que vem não dá tempo pedir online, o jeito é pagar mais caro e comprar na universidade mesmo. Aqui também tem a possibilidade de alugar o livro, mas dos que vi o preço do aluguel era o mesmo de comprar usado, então preferi comprar mesmo. Já recebi um email avisando que os livros já estão no ponto pra eu pegar e hoje mesmo vou buscar. Pelo que os professores escreveram no “aluno online” a gente já tem que ter lido alguma coisa mesmo no primeiro dia de aula. Deus me ajude!

 

13 pensamentos sobre “Vida acadêmica – 3 dias de orientação

  1. Legal!! Eu acabo de passar por uma experiência semelhante: acabamos de deixar nossa filha na Universidade. Nós éramos do grupo dos pais com as máquinas fotográficas! Rsssss
    Desejo boa sorte!!
    Beijos
    Cris

  2. Olá Carol, eu lendo e pensando no Léo!!! Boa sorte Carolzinha, tudo vai dar certo, você é uma garota especial!!! Como chama sua Universidade?

  3. Oi Carol, como ocorreu a transferência da universidade, você levou seu histórico do Brasil? e agora vai completar com os créditos dai? E os testes para ser aceito, você teve que fazer redação em inglês no toelf? tem aulas apenas a noite?

    • Eu não transferi, comecei de novo mesmo. Tem como transferir, é complicado, mas dá. Como eu não tinha cursado muita coisa no Brasil e passei dois anos parada achei melhor começar de novo. Sim, fiz o TOEFL e tem quatro partes: reading, writing, listening e speaking. Tenho aula de manhã e de tarde e pego 6 matérias. O horário quem escolhe é você, só se não tiver vaga é que você vai pra outra aula em outro horário. Beijos!

  4. Carol,
    como vc fez para mudar o status do seu visto? Mandou docs pelo correio, ou teve que ir em algum departamento ai? Pelo escritorio na Universidade? Vou praí com visto J-2, minha esposa vai fazer 01 ano de doutorado sanduiche na WUSTL, quero ingressar do PhD, precisarei fazer o mesmo procedimento.
    Você tem bolsa de estudos para pagar a faculdade, ou está pagando do seu bolso?
    Obrigado,
    Marco

    • Oi Marco! Eu mudei meu visto quando fui pro Brasil, mas dá pra mudar aqui também, enviando pelos correios pro endereço que te derem na universidade (na WUSTL tem um escritório pra international students e eles te ajudam) Eu acho complicado e pode ser demorado, mas muita gente faz e dá certo. Não tenho bolsa integral, só ganhei $1000 dólares pra cada semestre, por isso pago do meu bolso mesmo.

      • Eu não me preparei muito, tanto é que minha nota nem foi lá essas coisas. Hahaha Treinei só com o material grátis que eles disponibilizam no site. Mas tem livros que eles recomendam que ajuda muito. O mais importante é treinar cronometrando o tempo. É corrido na hora da prova. Beijos!

Deixe um comentário

